As inscrições para as propostas de atividades na próxima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) seguem abertas até o dia 31 de agosto. O evento nacional promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações chega à 21ª edição com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e, na Rural, ele é intitulado como “Ciência, Saberes e Biodiversidade”. A SNCT acontecerá de 14 a 17 de outubro.
O edital nº 53/2024, publicado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext), explica que as atividades serão presenciais e poderão ser propostas para os dias 15 e 16 de outubro, nos períodos da manhã, tarde ou noite e no dia 17 de outubro no período da manhã.
Docentes, pesquisadores e técnico-administrativos podem propor atividades como Palestra; Minicurso; Oficinas; Mesa Redonda; Mostra Científica, artística e cultural; Sessões temáticas de apresentação de trabalhos de extensão universitária da UFRRJ (Apresentação de Pôsteres); Feira de Cursos (Graduação e Pós-graduação) da UFRRJ; e Mostra de Acervos e coleções da UFRRJ. As propostas deverão ser inscritas exclusivamente na aba Extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRRJ (SIGAA-UFRRJ) e deverão, obrigatoriamente, preencher todos os requisitos do formulário de inscrição.
O resultado final das avaliações será divulgado no dia 9 de setembro e a divulgação do cronograma de atividades está previsto para o dia 13 do mesmo mês.
Em caso de dúvidas, escreva para ufrrj.snct@gmail.com.
Última edição
Durante o maior evento de popularização da ciência realizado no país, a Universidade abre seus laboratórios, salas de aula e museus para receber a comunidade externa com atividades especialmente preparadas para o evento.
A SNCT 2023 contou com números surpreendentes na UFRRJ: foram quase 300 atividades, com 42 escolas visitantes só no câmpus Seropédica. No Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu, foram 23 colégios e mais cinco no câmpus de Três Rios.
De acordo com a organização do evento, pelo menos 3 mil pessoas de fora da comunidade universitária da Rural participaram da 20ª edição da Semana, que teve como tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.