Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia 2020 terá palestra de pesquisador da Nasa

Pesquisador da Nasa, o brasileiro Ivair Gontijo vai realizar a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRRJ neste ano. Ele integrou um dos grupos de trabalho responsáveis pela descida do robô Curiosity em Marte. O instrumento SuperCam, que vai na “cabeça” do veículo, tem contribuições do físico mineiro, que também é autor do livro “A caminho de Marte”, ganhador do prêmio Jabuti de livro de ciências do ano em 2019.

Na palestra “Próximos passos na exploração de Marte”, Gontijo vai contar sobre a revolução na pesquisa acerca de Marte, provocada pela missão MSL-Curiosity. “Hoje temos dados que mostram que Marte foi muito parecido com a terra no passado distante. Isso motivou as próximas missões para Marte e a tentativa de trazer amostras marcianas para estudos na terra. Na palestra veremos detalhes da missão Mars-2020 com o veículo Perseverance e seu conjunto de instrumentos científicos”, informa o pesquisador.

A cerimônia de abertura da SNCT será no dia 17/10 às 15h. A palestra será às 16h no canal do YouTube da Proext: http://abre.ai/proextufrrj ou https://bit.ly/2Sqs69r

Inscreva-se aqui nas atividades da Semana.

Veja aqui a programação completa.